Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campanha Trajetórias estreia mostra nesta terça-feira na Galeria Cubo de Vidro do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Campanha Trajetórias estreia mostra nesta terça-feira na Galeria Cubo de Vidro do Cefet/RJ

Publicado: Terça, 08 de Julho de 2025, 13h55 | Última atualização em Terça, 08 de Julho de 2025, 13h55 | Acessos: 79

A Galeria Cubo de Vidro, na Unidade Maracanã do Cefet/RJ, recebe, nesta terça-feira (8/7), a campanha Trajetórias, que reúne as exposições “Ressignificar” e “Nós por Nós”. A visitação ficará disponível até 5 de setembro.

A programação do dia inclui apresentações e capacitações diversas que versam sobre temas como direitos humanos e a situação dos migrantes e dos refugiados. As atividades terão início às 13h30, no Auditório 2, e são abertas a estudantes, a servidores e à comunidade. A inauguração da mostra está marcada para as 15h40.

A ação é realizada pelo Cefet/RJ, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Projeto Ação Integrada e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A exposição “Ressignificar” é resultante do trabalho desenvolvido no Projeto Desenhando Novas Histórias, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Uerj. A mostra apresenta as histórias de vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho análogo à escravidão, relatadas por meio de artes visuais e falas, após um trabalho de escuta grupal com direção psicanalítica oferecido às vítimas acolhidas pelo projeto. A curadoria é de Gustavo Coelho, Julia Kronemberger e Thiago Barranco.

Já a exposição “Nós por Nós”, desenvolvida em parceria com o Projeto Ação Integrada, relembra o caso do jovem congolês Moïse Kabagambe, assassinado no Rio de Janeiro. A mostra reúne fotografias da infância, da juventude e da vida cotidiana de Moïse, além da exibição de um minidocumentário com depoimentos de amigos e familiares. A curadoria é da equipe de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Desde abril de 2022, a Galeria Cubo de Vidro funciona como espaço dedicado à arte contemporânea e à pesquisa. Ela é gerida pela Diretoria de Extensão (DIREX) do Cefet/RJ, sob coordenação da diretora Renata Moura, responsável pela curadoria e pela montagem das exposições.

Confira a programação completa:

 

Fim do conteúdo da página