Ex-alunos da Unidade Maracanã participam do maior congresso em Ensino de Ciências da América Latina
Ex-alunos de Eletrotécnica da Unidade Maracanã apresentaram o trabalho “Alimentação, sustentabilidade e bem-estar animal: práticas e percepções de estudantes” no XV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). O evento é considerado o maior congresso em Ensino de Ciências da América Latina e ocorreu em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 4 e 8 de agosto.
O estudo foi apresentado pelos ex-alunos de Eletrotécnica Nicole Sones Nunes e Miquéias Pereira Messias, com a orientação da professora Cristiana Valença, da Coordenação de Biologia. O projeto surgiu no âmbito da disciplina Ambiente e Tecnologias, do 3º ano do ensino médio integrado, e deu origem a um projeto de extensão, o Grupo Abraçando a Importância Animal e Ambiental (GAIA).
O GAIA busca criar espaços de discussão, material e ações que envolvam as relações entre alimentação, sustentabilidade, saúde humana e bem-estar animal. “Os jovens estudantes querem fazer a diferença e atuar em prol da sustentabilidade ambiental de maneira ativa, comprometida e ética. Trata-se de um verdadeiro protagonismo estudantil”, garante a professora Cristiana Valença, coordenadora do projeto. O GAIA também foi apresentado no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) 2024 e no Congresso E-vigilância de 2023, voltado para tecnologias para vigilância em saúde.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página no Instagram: @projeto.gaia_
Redes Sociais