Uned Nova Iguaçu terá laboratório maker voltado ao letramento digital na educação básica
A Uned Nova Iguaçu será uma das instituições contempladas pela chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola, do governo federal. A instituição receberá equipamentos e recursos para a implementação de seu primeiro laboratório maker e de atividades que contribuam para o letramento digital na educação básica. O projeto aprovado foi proposto pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e vai beneficiar, além do Cefet/RJ, o Colégio Pedro II e o Laboratório Multimídia de Educação e Divulgação Científica.
A proposta aprovada visa à realização de ações que enfrentem a desinformação científica. Entre as atividades, haverá oficinas de letramento digital, para que os estudantes aprendam a criar vídeos e podcasts com conteúdo que dissemine informações corretas e combata narrativas falsas. O laboratório a ser implantado terá como objetivo explorar novos modelos de ensino de História através da cultura maker, da inteligência artificial e de referenciais de história pública e de outras áreas do conhecimento. As ações estarão sob a liderança dos departamentos de História da UFF nas cidades de Campos dos Goytacazes e de Niterói e, no Cefet/RJ, terão a coordenação do professor Thiago de Jesus.
A entrega dos materiais para a montagem do laboratório deverá acontecer a partir de agosto. Além disso, a iniciativa ofertará dez bolsas a estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no valor de R$ 200 mensais e com duração de um ano. Ainda não há previsão para a seleção dos bolsistas, que deverão passar por capacitação antes do início do processo seletivo.
Clique aqui para ler a Chamada Pública nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola
Redes Sociais