Projeto da Uned Valença promove passeios a pé para valorizar a cultura da cidade
O projeto de extensão “Valença a pé: roteiros turísticos e educação patrimonial pelas ruas da cidade” tem seu primeiro roteiro agendado para o dia 29 de agosto (sexta-feira), às 15h. O ponto de encontro será a Praça Paulo de Frontin. O projeto tem o objetivo de promover passeios por Valença para disseminar entre os participantes a importância do conhecimento da história e da valorização da cultura da cidade para conservação e preservação do patrimônio cultural. É necessário fazer inscrição prévia, já que as vagas são limitadas. Clique aqui para se inscrever.
Foto 1: Praça Paulo de Frontin onde será o ponto de encontro do passeio
A ideia do projeto de extensão “Valença a pé” surgiu em 2024, quando a Uned Valença recebeu refugiados numa atividade que tinha o intuito de propiciar uma formação profissional ao grupo. Na ocasião, os refugiados aprenderam o preparo de geleias e técnicas de panificação. Além disso, o turismólogo Alexandre Ferraz se voluntariou para realizar com o grupo um roteiro a pé, apresentando os principais pontos históricos e culturais das ruas centrais do município. A iniciativa desencadeou a realização de um projeto de extensão nesses moldes, com a intenção de engajar os moradores em torno de temas como patrimônio cultural, educação e história.
Foto 2: O turismólogo Alexandre Ferraz apresentando os principais pontos históricos de Valença/RJ a refugiados que estavam visitando a cidade
Redes Sociais