Boas práticas no SUAP: abertura de processos pessoais (funcionalidade “Requerimento”)
Dando continuidade à campanha “Boas práticas no SUAP”, o Arquivo Geral orienta os servidores sobre a abertura de processos pessoais, que é realizada por meio da funcionalidade “Requerimento”. Ao abrir um processo pessoal, o interessado é o solicitante que está requerendo um direito, benefício etc.
Por padrão, os processos pessoais serão direcionados ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP). No entanto, os servidores do DGP são técnicos e analistas que apenas examinarão a solicitação e darão andamento a ela. Portanto, eles não devem ser inseridos como interessados nos processos pessoais de outros servidores. Colocá-los nessa situação causa “congestionamento” e “superlotação” em suas caixas de processos.
Por exemplo, quando um servidor “X” abre um requerimento (processo pessoal) de aposentadoria, somente ele deve ser inserido como interessado. Quem vai se aposentar é apenas o Sr. “X”, e não os colegas que analisarão seu processo. No exemplo, fica bem claro: o Sr. “X” está pleiteando o direito e é o único que será beneficiado por ele.
Dessa forma, cuidado na hora de preencher sua solicitação via requerimento!
A campanha “Boas práticas no SUAP”, desenvolvida pelo Arquivo Geral (ARQG), tem o intuito de esclarecer dúvidas comuns sobre algumas funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), promover a otimização do uso do sistema e a produção adequada de documentos e processos.
Em caso de dúvidas, o ARQG se coloca à disposição pelo Sistema de Chamados.
Redes Sociais