Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para capacitação em sustentabilidade sustentabilidade voltada a jovens empreendedores  
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para capacitação em sustentabilidade sustentabilidade voltada a jovens empreendedores  

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2025, 19h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2025, 19h06 | Acessos: 98

 

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para o Programa BlueRio de Capacitação Empreendedora – Módulo Ideação. O Cefet/RJ é um dos parceiros acadêmicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro nesse programa, que visa apoiar jovens que querem transformar suas ideias em oportunidades de inovação e soluções reais para combater os desafios da chamada economia azul, que propõe o uso sustentável dos recursos dos oceanos.  

Podem participar do programa de pré-aceleração de ideias os jovens com idade entre 16 e 24 anos, estudantes ou ex-estudantes da rede pública do Rio de Janeiro e moradores do estado. Os candidatos devem apresentar propostas capazes de melhorar a vida das pessoas e proteger os ecossistemas aquáticos e costeiros. Os jovens selecionados participam de uma jornada de até três meses, com mentorias e oficinas práticas para desenvolver suas ideias e transformá-las em projetos de impacto. Trata-se de uma jornada de aprendizado, conexão e desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais e socioeconômicos da região, com foco na educação ambiental e na economia azul. 

De acordo com o regulamento do programa, a banca avaliadora deve contar com, pelo menos, um representante de instituição pública de ensino superior. Representando o Cefet/RJ, o professor André Leone, do Departamento de Engenharia Ambiental, utilizou a sua experiência acadêmica e profissional na gestão de recursos hídricos para contribuir com a primeira edição do Blue Rio, iniciada no mês de julho de 2025, que selecionou startups para serem parceiras da iniciativa.  

Segundo o professor, a parceria da SEAS com o Cefet/RJ se deu em dois momentos: na avaliação das candidaturas das startups inscritas e no pitch on-line, formato dinâmico de apresentação de projetos, com duração de até cinco minutos. “A avaliação considerou a apresentação das startups empreendedoras em relação ao produto ou serviço, o modo como abordam os desafios propostos, qual a proposta de valor e como ela será entregue, além de analisar o modelo de negócios”, acrescentou Leone. O docente também integrará a Comissão Julgadora que escolherá os estudantes e ex-estudantes participantes do Módulo Ideação do BlueRio. 

inscreva-se aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página