Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa do lançamento da Carteira Nacional Docente em evento no Rio
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa do lançamento da Carteira Nacional Docente em evento no Rio

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2025, 20h18 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2025, 20h53 | Acessos: 172

Na última quarta-feira (15), servidores docentes e técnico-administrativos das diversas unidades do Cefet/RJ compareceram ao evento em comemoração ao Dia dos Professores, realizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A cerimônia marcou o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, além de parlamentares e autoridades das esferas municipal, estadual e federal.

O evento marca o lançamento do Programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, com o objetivo de incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional. O programa busca alcançar cerca de 2,7 milhões de docentes em todo o país por meio de iniciativas como o Pé-de-Meia Licenciaturas, o Bolsa Mais Professores, a Prova Nacional Docente e o Portal de Formação.

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, compareceu ao evento e destacou que o projeto reforça as políticas de valorização da carreira docente e estimula a formação de novos profissionais para a educação pública. “O programa cria condições para a valorização dos docentes que já atuam na carreira, além de motivar o ingresso de novos candidatos nos cursos de licenciatura. No Cefet/RJ, nós já temos alunos recebendo a bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas. Com maior divulgação do programa, esperamos que mais candidatos ingressem em nossos cursos”, afirmou Motta.

A CNDB é um documento oficial aceito em todo o território nacional, tem validade de 10 anos e é destinada a professores de todos os níveis, das redes públicas e privadas. Para ser elegível, é preciso que o docente tenha o CPF em situação regular na Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino. Para solicitar a emissão da nova carteira e obter a versão digital, basta acessar o sistema Mais Professores e fazer login com a conta gov.br.

Docentes do Cefet/RJ receberam a CNDB durante o evento. Da dir. para a esq.: a chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico, Irene Barcelos, a professora do curso técnico em Edificações, Thuany de Lima, o diretor-geral, Mauricio Motta, o professor do curso técnico em Mecânica, Sérgio Bastos, a diretora de Administração e Planejamento, Bianca Tempone, o diretor da Uned Petrópolis, Felipe Henriques, e o diretor da Uned Itaguaí, Daduí Guerrieri.

registrado em:
Fim do conteúdo da página